Assessoria MPAL – Na próxima quarta-feira (9), os Ministérios Públicos Estadual e Federal de Alagoas promovem o ato “Todos Juntos no Combate à Corrupção”, que ocorrerá no auditório da Procuradoria da República no estado, a partir das 9h. A atividade em defesa da moralidade da Administração Pública é uma realização conjunta com a Controladoria-Geral da União em Alagoas (CGU/AL) e o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), apoiada pelo Fórum Estadual de Combate à Corrupção (Focco/AL).
Com a presença do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, o ato das instituições de controle e fiscalização ocorrerá no Dia Internacional de Combate à Corrupção. Na abertura do evento, o procurador-chefe do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), Rodrigo Tenório, falará sobre a campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, e terá a companhia das autoridades de cada órgão.
Já o promotor de Justiça e coordenador do Focco/AL, José Carlos Castro, ministrará abordará a articulação das instituições organizadoras para implantação dos portais de transparência em Alagoas e nos municípios no painel sobre transparência pública. Ao lado do membro do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), estarão o coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/AL, procurador da República Marcelo Lôbo, que apresentará o ranking estadual e nacional dos portais de transparência.
Também vão compor o painel o chefe da CGU/AL, José William Gomes, e a diretora de Fiscalização Municipal do TCE/AL, Rosa Barros Tenório, que tratarão dos temas “Lei de Aceso à Informação: Escala Brasil” e “Atuação do Tribunal de Contas Estadual na Promoção da Transparência Pública”, respectivamente. Ao final das exposições, haverá debate dos painelistas com o público presente.
O prédio-sede da Procuradoria da República em Alagoas fica na Avenida Juca Sampaio, no bairro Barro Duro.