Texto de Amanda Vieira (CGE-AL) –
O fenômeno da corrupção é um dos principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira na atualidade. Um tema complexo que exige a atuação repressiva mesmo contra atos aparentemente insignificantes.
É preciso buscar mudanças comportamentais dentro de uma sociedade que está sempre em construção, desprezando o velho ‘jeitinho brasileiro’ e adotando novas atitudes no cotidiano, com o apoio da população, das escolas, famílias e da sociedade civil organizada.
Neste sentido, a Controladoria Geral do Estado (CGE), juntamente com as instituições que integram o Fórum de Combate à Corrupção (Focco), propõe uma reflexão sobre o assunto durante o mês dezembro, quando se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção.
O projeto ‘Corrupção: o jeito certo é dizer não’ será lançado em uma audiência pública no dia 30 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), com o apoio da deputada Jó Pereira. A iniciativa visa estimular o debate sobre as medidas contra a corrupção entre a população, instituições e órgãos públicos.
Além da audiência pública, a CGE preparou um calendário de ações com palestras em universidades, panfletagem de conscientização, encontro com controladores, entre outros.
“A proposta do projeto é oportunizar a reflexão em todos os âmbitos sobre formas de combater a corrupção, inclusive os pequenos atos, por meio de atividades educativas, de conscientização e informação”, destacou a controladora Maria Clara Bugarim.
Para a deputada Jó Pereira, o momento será oportuno para debater temas ligados à transparência e conscientização.
“É importante reunir essas instituições para sensibilizarmos a população sobre pequenos atos que configuram corrupção. Apresentamos emenda ao projeto de lei do Governo do Estado sobre o Portal da Transparência, com a finalidade de incluir parâmetros quanto à aplicação dos investimentos públicos, para que fique transparente para a população”, ressaltou a deputada estadual Jó Pereira.
Em reunião na terça-feira (22), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a controladora e a deputada fizeram o convite pessoalmente aos novos gestores.