Cláudio Vilhena, da CGU, vai apresentar a 1ª Consocial, que nasceu como forma de estimular a participação da sociedade no controle da gestão pública.
O Controle social é o tema de abertura dos painéis de debate no Dia Internacional Contra a Corrupção em Alagoas, no próximo dia 7 dezembro, no auditório da Justiça Federal (Jfal), a partir das 8 da manhã. A apresentação do chefe da Controladoria Geral da União (CGU) em Alagoas, Claúdio Vilhena, pretende incentivar a participação da sociedade alagoana no controle social, e, para isso, vai trazer esclarecimentos sobre a 1ª Conferência Nacional sobe Transparência e Controle Social (Consocial), a ser realizada entre 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.
Em setembro de 2009, a CGU realizou em Brasília, com participantes de todo o território nacional o 1º Seminário Nacional sobre Controle Social. O evento, com mais de 500 participantes por dia, contou com apresentações de diversas experiências de sucesso na prática do controle social. Ao final do evento, os participantes entregaram um abaixo-assinado ao Ministro-Chefe da CGU, solicitando a convocação de uma conferência nacional. Em 8 de dezembro de 2010, o Presidente da República assinou o Decreto de Convocação da 1ª Consocial.
Conferências
Atualmente estão sendo realizadas por todo o interior de Alagoas as conferências municipais, que são preparatórias para a conferência estadual que será realizada em 30 de março de 2012 e, para a etapa nacional, marcada para o período de 18 a 20 de maio de 2012.
Entre os objetivos da Consocial destacam-se:
Debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e no fortalecimento da interação entre sociedade e governo, com a utilização de mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos;
Promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública, propondo mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade para o tema;
Discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação;
Desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública; e
Debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam o trabalho de governos, empresas e sociedade civil.
Dia Internacional contra a corrupção
Promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) e o Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco-AL), o Dia Internacional Contra a Corrupção (DICC) traz o tema “O que você tem a ver com a corrupção?”, que será abordado por painelistas de oito instituições federais e estaduais em dois painéis.
As inscrições são gratuitas; para se inscrever basta clicar aqui.
Clique aqui para saber mais sobre o evento.