Após dois meses de palestras com especialistas nas áreas de controle de recursos públicos e combate à corrupção, o Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (Focco/AL) formou a primeira turma do Parlamento Universitário de Maceió (PJU).
O trabalho foi coordenado pela Comissão de Capacitação do Fórum, que convidou gestores e representantes de órgãos que compõem o Fórum para expor aos alunos do ensino superior de diversas universidades alagoanas os temas referentes a: Ética, direito e cidadania; O Estado, os poderes e o Ministério Público; Função Social do Tributo; Poder Econômico e Poder Político; Planos de Governo: PPA, LDO e LOA; O gestor e o Orçamento Público; Licitação; Contrato Administrativo; Controle da Gestão Pública; Acesso à Informação e Portal da Transparência; Os Conselhos e o Controle Social; O papel da Câmara de Vereadores, entre outros.
Como trabalho prático, o parlamento estudo do portal de transparência da Câmara de Maceió para entender a publicação de informações sobre os recursos públicos.
O Parlamento Jovem é uma espécie de Câmara Popular de Vereadores que tem como objetivo capacitar os jovens a partir de uma visão crítica, com foco na participação popular e no controle social da gestão pública. A primeira turma foi formada em 30 horas de aulas divididas em dez encontros, tal como num curso de extensão universitária.
Lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
Considerada um dos problemas crônicos da sociedade brasileira, a corrupção vem trazendo, ao longo dos anos, sérias consequências sociais e econômicas ao País. Para apoiar