Com Ascom MPAL – 18/05/2015 –
O Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (Focco/AL) realizou, nesta terça-feira (19), a solenidade de diplomação e instalação do Parlamento Universitário de Maceió no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), localizado no bairro do Poço, em Maceió. O espaço referente ao legislativo é composto de alunos das universidades públicas do estado e faz parte da Caravana da Cidadania, projeto desenvolvido pelo Fórum, com atuação em diversos municípios alagoanos.
Na programação do evento, os membros do Focco/AL apresentaram o projeto e realizar a diplomação dos estudantes. O evento teve palestra do procurador Regional Eleitoral, procurador da República Marcial Duarte. Serão 50 vagas para discentes do Ifal, Universidade Federal de Alagoas e Universidade Estadual de Alagoas, cada, participarem da atividade.
“A iniciativa trará aos jovens uma oportunidade de conscientização sobre a importância da função parlamentar. Queremos que eles entendam como o representante da população atua, capacitando-se a exercitar o controle social desde cedo. Já desenvolvemos no ano passado um trabalho educativo com jovens do Ensino Médio. Agora é a vez de estudantes do Ensino Superior”, disse o coordenador-executivo do Focco/AL, promotor de Justiça José Carlos Castro.
O coordenador da Comissão de Capacitação do Fórum, Pedro Guido da Silva, explica que o trabalho é dividido em duas partes: a teórica e a prática. “Na primeira, vamos expor para os estudantes temas relacionados à administração pública por meio de palestras com profissionais e acadêmicos da área. Já na segunda, haverá visitas dos próprios parlamentares-mirins a instituições de ensino da rede pública para que eles mostrem aos outros alunos o que aprenderam conosco”, explicou Pedro Guido.
Ainda sobre o trabalho prático, o coordenador da Comissão completa: “Na sequência, vamos para a Câmara de Vereadores de Maceió, onde equipes formadas por professores e discentes ‘adotarão’ um parlamentar a fim de conhecer sua produção legislativa, frequências nas sessões plenárias e uso do duodécimo concedido ao Legislativo do município. Por fim, faremos um trabalho junto ao Poder Executivo para saber como é gasto o dinheiro público da Capital”.
O Parlamento Jovem é uma espécie de Câmara Popular de Vereadores que tem como objetivo capacitar os jovens a partir de uma visão crítica, com foco na participação popular e no controle social da gestão pública. Serão 30 horas de aulas divididas em dez encontros, tal como num curso de extensão universitária. Entre os palestrantes, encontram-se o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e o próprio promotor José Carlos Castro.
Focco/AL
Criado e instalado em 28 de novembro de 2008, o Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL) é uma iniciativa conjunta da sociedade civil local e de instituições públicas que, unidas mediante Termo de Compromisso de Cooperação, atuam para facilitar o intercâmbio de informações e de estratégias de prevenção e combate à corrupção, tendo como ferramentas a fiscalização institucional e o controle social do repasse e aplicação de recursos públicos.