Skip to content
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Parlamento Jovem: Focco entrega diplomas de estudantes de escolas públicas e privadas de Maceió

Parlamento Jovem: Focco entrega diplomas de estudantes de escolas públicas e privadas de Maceió

COMPARTILHE

Estudantes de 20 escolas públicas e particulares da capital participaram ontem (15/12) da diplomação do Parlamento Jovem de Maceió. Destas 20 escolas, 10 são da rede estadual e tiveram seus alunos mobilizados por meio de técnicos da SEE e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

O coordenador do Focco, promotor Ubirajara Ramos, conta que o Parlamento Jovem foi criado com o objetivo de conscientizar alunos de 16 a 22 anos para o combate à corrupção e para a fiscalização do uso da verba pública. “Eles conhecem o papel das câmaras municipais e a importância do acompanhamento social no gasto do dinheiro bem como na cobrança efetiva de projetos em prol de toda a comunidade. Desta forma, pretendemos incentivá-los a participar deste processo e serem multiplicadores junto à sociedade”, explicou.

Ao todo, já foram instituídos parlamentos nas cidades de Penedo, União dos Palmares e Viçosa. De acordo com Ubirajara Ramos, a meta do Focco é realizar cursos e seminários com os jovens parlamentares ao longo de 2011 e implantar representações em todos os municípios alagoanos.

“Para isso, continuaremos empreendendo parcerias, a exemplo da que possuímos com a SEE, Federação das Indústrias, ONG´s e sindicatos”, falou.

Cidadania – Os novos parlamentares também se mostraram empolgados com a experiência. Aluno da Escola Estadual José Silveira Camerino, Anderson Barbosa, de 16 anos, diz que a participação na entidade proporciona uma nova visão política. “Sempre me interessei por política e é importante sabermos como está sendo usado o dinheiro dos nossos impostos”, enfatizou.

Já a sua colega Amanda dos Santos, aluna do 1º ano da Escola Estadual Guiomar de Almeida Peixoto, acredita que o parlamento trará benefícios não só para o crescimento pessoal, mas para toda a comunidade escolar. “Com o que eu aprenderei no parlamento, poderei ajudar meus colegas e também mobilizá-los para essas questões, um ganho que também alcança a escola”, disse.

Geração Saber

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, RogérioTeófilo, informou que o processo de construção do Geração Saber começou há dois anos, tendo como objetivo a reversão de índices negativos para a educação do Estado, a exemplo da existência de 110 mil alunos em distorção idade/série na Educação Básica e a ausência de um referencial curricular.

“Por meio do Geração Saber, estamos buscando mudanças na realidade educacional do Estado e a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem ofertada aos nossos alunos. Para isso, dentre outras ações, estamos investindo em informatização do processo escolar, obras de infraestrutura e construção de um novo referencial curricular”, destacou Teófilo.

O secretário apontou o regime de colaboração envolvendo União, Estado e Prefeitura de Maceió como uma das experiências mais bem sucedidas do programa. Há dois anos, as secretarias de Educação do Estado e do Município empreendem parceria na matrícula, transporte escolar e permuta de servidores. “Os dois corpos técnicos trabalham em total sintonia, pois entendemos que temos o mesmo público beneficiário”, frisou o secretário.

(Fonte/SEE/AL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a