Encontro foi realizado no auditório do Tribunal de Contas da União, no último dia 5
A primeira reunião ordinária do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL) neste ano, realizada no último dia 5, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU/AL), teve como pauta principal a eleição da Comissão Executiva da entidade. A controladora-geral do Estado, Rosa Tenório, participou da escolha que definiu o grupo que ficará a frente da instituição durante um ano, a partir do próximo mês.
No encontro, ficou decidido que a coordenação-geral da Comissão Executiva será representada por Wagner Martins Moraes, secretário executivo do TCU em Alagoas. Já a vaga de coordenador-adjunto passa a ser ocupada por Fernando Teles de Farias, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.
Na função de primeiro secretário, quem assume o cargo é Enio Andrade Pimenta, procurador do Ministério Público de Contas de Alagoas, e a segunda secretária será Nadja Lúcia Peixoto, representante da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Wagner Martins agradeceu os votos e prometeu trabalhar para agregar os órgãos e avançar no trabalho desenvolvido pelo Focco.
Para Rosa Tenório, o grupo contribuirá para dar continuidade ao trabalho realizado. “O Focco é uma entidade de grande importância para o combate à corrupção no nosso Estado. Temos um novo grupo e também novos desafios que contarão com o apoio de todas as entidades que fazem parte deste Fórum”, ressalta ainda.
A eleição da Coordenação Executiva do Focco ocorre todos os anos. Em 2013, foi antecipada em um mês devido à saída do secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União, Ricardo Fahr, da coordenação-geral da instituição.
Ricardo Fahr, que agora compõe o TCU em Brasília, integrava a Comissão em conjunto com Pedro Guido, presidente do Instituto Silvio Vianna; Gustavo Santos, primeiro secretário, do MP de Contas de Alagoas; e Cláudio Pacheco Vilhena, chefe da Controladoria-Regional da União no Estado de Alagoas.
OUTROS PONTOS
Na reunião também foram discutidas as realizações da entidade em 2012 e as ações que serão desempenhadas neste ano. O coordenador-adjunto, Pedro Guido, fez uma breve exposição sobre a Caravana da Cidadania e da importância do Dia Internacional de Combate à Corrupção, em dezembro passado, para o Parlamento Jobvem – projeto da entidade que visa promover a consciência crítica dos jovens para que participem das atividades e discussões relacionadas ao controle social das políticas públicas e do patrimônio público.
“A última atividade que realizamos, o evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, no fim do ano passado, foi muito importante para fortalecer o Parlamento Jovem em Alagoas, projeto que envolve também os professores, conselheiros, sociedade civil organizada, agentes públicos e autônomos”, disse Pedro Guido.
Ainda durante a reunião, os representantes do Focco aprovaram a adesão da Secretaria Municipal de Controle Interno de Maceió no Focco. Pelo órgão estiveram presentes o controlador-geral, Carlos Júnior Spergiorin Silveira, e o controador-adjunto, Fellipe Mamede.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Controladoria Geral do Estado de Alagoas