Estudantes de escolas públicas e particulares de Maceió, com idades entre 16 e 22 anos, participam nesta sexta-feira(15), a partir das 14h30, da aula inaugural do Parlamento Jovem de Maceió, uma iniciativa do Fórum de Combate à Corrupção (Focco/Alagoas) ligada ao projeto Caravana da Cidadania. O evento acontece no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL/antigo Cefet).
De acordo com o auditor da Receita Federal Pedro Guido, coordenador do projeto, “A participação do jovem no controle social das contas públicas” é o tema da aula inaugural, que será ministrada pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Ernesto Sabóia.
Pedro Guido explica que o número de parlamentares jovens em cada município segue o mesmo número de vereadores e de suplentes do município. “Seguindo a mesma composição da Câmara Municipal de Maceió, foram eleitos 21 parlamentares jovens e 21 suplentes. Esses 42 jovens representam 20 escolas, sendo dez estaduais, seis municipais, uma federal e três particulares”, detalhou o coordenador do projeto.
Além da aula desta sexta-feira, o projeto prevê outros cinco encontros básicos; acompanhamento de professores das escolas envolvidas, que funcionam como orientadores dos parlamentares jovens; e a interação com integrantes dos Conselhos (Sáude, Educação, Merenda Escolar, Fundeb, Criança e Adolescente, Assistência Social e Direitos Humanos) e das próprias Câmaras de Vereadores.
De acordo com o coordenador-geral do Focco/AL, Ubirajara Ramos, a exemplo do que já vem acontecendo em outros municípios alagoanos, o objetivo é incentivar os estudantes a contribuir com o controle social das contas públicas e a cobrar dos parlamentares do seu município ações efetivas de fiscalização.