Com informações da Professora Nadja Peixoto –
A Universidade Estadual de Alagoas realizou a aula inaugural do Parlamento Jovem Universitário (PJU-UNEAL), biênio 2017/2018. O evento ocorreu na quinta-feira, 16 de novembro,, no miniauditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas – ESMAL. O tema da aula “Funcionamento do Estado e Funções dos Poderes”, foi proferido pelo prof. Felipe Cavalcante, para alunos dos cursos de Administração Pública, e de Direito, do CAMPUS VI – Maceió.
O Parlamento Jovem Universitário (PJU), projeto proposto pela Comissão e Capacitação do Focco tem atraído muitos jovens discentes das instituições públicas de nível superior em nosso Estado, quer pela temática central abordada – ‘O Controle Soceial’, quer pela exigência curricular em complementar a carga horária de ensino dos cursos, com trabalhos de pesquisa e extensão. A integrante do Focco e professora da Uneal, Professora Nadja Peixoto, resumiu a inciativa numa citação sobre sabedoria: “Sábio é aquele que quanto mais adquire conhecimento, mais reconhece que pouco ou nada sabe, e assim muito mais quer conhecer”.
O PJU é um projeto educacional criado em 2011 pelo FOCCO-AL, com o objetivo de capacitar a sociedade a partir da escola, desenvolvendo uma consciência crítica sobre a necessidade do acompanhamento das contas públicas municipais, sobretudo nas áreas de educação, saúde, assistência social, dentre outras, a exemplo do que se espera de um bom parlamentar.
No biênio 2015-2016 foram capacitados e diplomados aproximadamente 60 (sessenta) alunos, universitários de diversos cursos da UFAL, UNEAL e IFAL.
Na aula inaugural desta quinta-feira estiveram presentes representantes do FOCCO – o coordenador geral, Dr José Carlos Castro (MPE), e 04 (quatro) membros da Comissão de Capacitação: Pedro Guido (ISV), Fernando Teles (Arquidicose de Maceió), Valéria Bezerra (Receita Federal), e Nadja Peixoto (UNEAL), além dos professores da UNEAL – o diretor do Campus, Édel Guilherme, Ana Carolina (vice diretora), Felipe Cavalcante (vice coordenador de Direito), e Uedson Nomeriano (prof de Língua Portuguesa).
As aulas serão retomadas no início do próximo período letivo, cujo curso completo contemplará aproximadamente 45 horas/aula, entre conteúdo e prática.